
A voz na docência - a importância de a preservar turma 1
Apresentação
É frequente nos nossos dias preocuparmo-nos com os problemas relacionados com a voz, com o aparelho fonador, visto que este cumpre uma função social, estética e profissional muito importante, em particular para aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como é o caso dos professores. Deste modo, torna-se urgente que os profissionais do ensino apliquem corretamente as várias técnicas de higiene vocal para que se evitem as graves lesões ao nível do aparelho fonador, que por vezes se tornam irreversíveis. Neste contexto, este curso de formação pretende proporcionar um acompanhamento técnico à formação inicial já tida por alguns professores nesta área e que têm manifestado interesse em aprofundar a sua formação nesta área, aperfeiçoando as técnicas vocais que já aplicam no seu desempenho profissional, melhorando, assim, a manutenção de hábitos e rotinas para prevenção dos problemas que afetam a voz dos professores.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Demonstrar conhecimento de termos e conceitos relacionados com o aparelho vocal; Apresentar estratégias para suportar a emissão vocal sem agressões ao aparelho vocal; Reconhecer e aplicar a respiração diafragmática; Consolidar rotinas de relaxamento, desobstrução das vias aéreas; Apresentar exercícios de respiração direcionados para a emissão correta do som; Apresentar tipos de posturas adequadas que suportem uma boa colocação vocal; Conhecer alimentos saudáveis para a voz.
Conteúdos
1. Modo síncrono (8 horas): Aspetos acústicos do som; O professor e a Voz; Exposição ao ruído; Estratégias e indisciplina; Más práticas vocais; Problemas para manter a voz saudável; Mitos e verdades; Conhecer o aparelho vocal; Início de exercícios de Respiração com suporte diafragmático. 2. Modo presencial (17 horas): Prática de exercícios de relaxamento, libertação de tensões corporais; Aquecimento vocal, desobstrução das vias respiratórias e colocação vocal; Arrefecimento vocal, prática conjunta; Apresentação e partilha de práticas posturais benéficas para a melhoria da postura corporal; Alimentação adequada, conhecer os alimentos benéficos à saúde vocal, descanso e repouso vocais; Observação de cantores e apresentadores com técnicas vocais que possam apresentar má técnica vocal.
Metodologias
No início da ação de formação irá ser realizada uma avaliação funcional de voz a cada um dos formandos. Ao longo das sessões de formação, os formandos irão ser dotados de conhecimentos que lhe permitirão melhorar o desempenho vocal individual. As sessões iniciais serão predominantemente teóricas na parte da fisiologia do som e dos aparelhos auditivo e fonador, com ajuda de diapositivos. Numa segunda fase, as sessões serão práticas, com recurso a exercícios de relaxamento e de colocação de voz. No final da formação, irão ser realizadas novas avaliações funcionais. Cada formando será avaliado, segundo a evolução da sua capacidade vocal que demonstrou adquirir no decorrer da ação de formação.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: - Participação, intervenções e envolvimento - 70% - Entrega do relatório de reflexão crítica 30%
Bibliografia
MASCARENHAS, M. (2002). Curso de Prática Vocal, Lisboa.
Formador
Rosália Maria Simões Pereira da Costa Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 31-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 07-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 07-06-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 14-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 14-06-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 21-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |