
Acompanhamento/Reformulação do PADDE: Repensar o PADDE turma 2
Apresentação
Volvidos cerca de três anos desde a primeira implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), que configurou um primeiro plano com um olhar no futuro com o digital nas nossas escolas; com a efetiva realização de Ações de Capacitação Digital de Docentes que formaram cerca de 1500 docentes no CFAE Beira Mar; com a mudança de muitos dos elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital das escolas (EDDs); com a mudança proporcionada por novas realidades como as alterações às Aprendizagens Essenciais; com os Laboratórios de Aprendizagem (Salas do Futuro) e com os recém chegados Laboratórios de Educação Digital (LED) às nossas escolas; a integração da Inteligência Artificial em contextos educativos; chega o momento de repensar os PADDE como planos que permitam a integração destas realidades de forma transversal a todas as áreas e uma efetiva aplicação em contexto educativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Reconhecer o enquadramento do Plano de Ação para a Transição Digital nas políticas de educação portuguesas e europeias e a sua importância para o futuro do sistema educativo português; - Conhecer os referenciais europeus que enquadram o desenvolvimento digital dos docentes e das escolas (DigCompEdu e DigCompOrg) como dimensão fundamental na qualidade do processo de ensino e aprendizagem; - Reconhecer a importância da integração e interligação dos PADDE nos Regulamentos Internos e outros documentos integradores das escolas; - Aplicar a ferramenta de diagnóstico SELFIE, recolher e analisar os dados; - Identificar os pontos fortes e os pontos fracos identificados com a SELFIE e delinear estratégias ultrapassar os pontos fracos; - Proporcionar uma maior articulação entre as Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas (EDD) das várias Unidades Orgânicas (UO), promovendo a partilha e a entreajuda para problemas comuns; - Desenvolver hábitos de reflexão sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos com recurso a ferramentas e a ambientes digitais que promovam a qualidade do processo educativo.
Conteúdos
1. Exploração dos documentos de enquadramento das políticas educativas 2. Estratégias de diagnóstico e de reflexão nas organizações educativas para a tomada de decisões: DigCompOrg e SELFIE: Criação de questionários SELFIE. 3. Criação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas; 4. Processo de intervenção, monitorização, avaliação, reflexão e reformulação do PADDE; 5. Estratégias de divulgação do PADDE e dos seus resultados.
Anexo(s)
Formador
Ricardo Jorge Loureiro Bigote Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-06-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |