570

Lusofonias | Jornadas de didática da Filosofia turma 1

Apresentação

A progressiva consciência que a profissionalidade docente não pode, nem deve, ficar alheia aos seus contextos de realização, justifica que se: i) promova uma reflexão que permita pensar se é possível introduzir ideias, temas ou autores representativos de tradição lusófona nos currículos da disciplina de Filosofia em Portugal, na Galiza e no Brasil; ii) partilhem experiências pedagógicas e didáticas implementadas, ou a implementar, nesses países e relativas à utilização dos meios digitais no ensino e na aprendizagem da Filosofia. Assim, estas jornadas didáticas pretendem criar uma oportunidade de reflexão e discussão para, entre pares e usufruindo da partilha de uma diversidade de experiências e realidades socioculturais distintas, pensar o papel da Filosofia no ensino não superior, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de capacidades que permitam aos alunos enfrentar os desafios que hoje se colocam na relação com a tecnologia, os media ou a intervenção cívica, num mundo com elevados níveis de crispação e conflitualidade. Sob a forma de congresso, a primeira edição destas jornadas pretende também que os participantes possam refletir e debater sobre o papel social e escolar do ensino da Filosofia, em Portugal e noutros países, analisando o que pode ser uma didática da Filosofia que consiga integrar as especificidades do pensamento filosófico de cada realidade curricular e histórica e conceber sequências de ensino - aprendizagem alinhadas com os normativos e referenciais vigentes.

Destinatários

Esta AFCD destina-se apenas aos Professores do GD 410 (Filosofia)

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

● Possibilitar uma discussão sustentada sobre a possibilidade de o pensamento lusófono integrar o currículo da disciplina de Filosofia. ● Proporcionar o acesso, de forma sistematizada, a experiências pedagógicas e didáticas de diferentes países no âmbito do ensino da Filosofia. ● Fomentar o trabalho colaborativo entre pares através da análise e discussão da partilha de experiências e de práticas determinadas pela utilização de meios digitais.

Conteúdos

1. O pensamento filosófico na tradição lusófona e o cânon académico. Sobre a possível introdução de ideias, temas ou autores no currículo de filosofia no ensino não superior em Portugal, na Galiza e no Brasil. 2. Uso dos novos meios digitais no ensino e aprendizagem da Filosofia em Portugal, na Galiza e no Brasil.

Anexo(s)

AFCD 390.1

Observações

Inscrições em https://socios.apfilosofia.org/eventos/lusofonias-jornadas-pedagogicas-de-filosofia

Formador

Isabel Maria Rodrigues Bernardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Online síncrona
2 22-11-2025 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
Início: 22-11-2025
Fim: 22-11-2025
Acreditação: CFAEBM-042526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online