621

Alergias na escola: como intervir? turma 1

Apresentação

As alergias alimentares afetam cerca de 5% das crianças e jovens em idade escolar. Em caso de contacto ou ingestão, as pessoas com esta condição podem apresentar uma gama de sintomas que vão desde reações leves até anafilaxia, um quadro grave, com risco de vida (DGS, 2022). Na escola, as crianças passam uma parte significativa do seu dia e realizam várias refeições. A probabilidade de ocorrerem reações alérgicas alimentares, algumas com risco de vida, é bastante elevada, pelo que é indispensável adotar medidas preventivas e protocolos de segurança, para evitar tais episódios em alunos com diagnóstico conhecido. Assim, é fundamental a existência de planos de emergência e de formação adequados, para garantir uma resposta rápida e eficiente, sempre que ocorra uma reação alérgica, especialmente se esta possa colocar em perigo a vida da criança (DGS, 2022). Não obstante, a carga emocional associada às alergias alimentares pode elevar o risco de desenvolvimento de perturbações do humor, tanto na criança como nos seus cuidadores (Camila Barros Couto et al., 2024). A compreensão de barreiras e facilitadores da integração escolar contribui para um ambiente mais seguro e inclusivo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Contribuir para a integração escolar de crianças e jovens com alergia alimentar; • Promover a segurança dos alunos com alergia alimentar, capacitando o maior número de pessoas que possam ter ligação à criança com alergias alimentares; • Garantir a inclusão plena em ambiente escolar, sem qualquer forma de discriminação.

Conteúdos

1. Alergias alimentares 2. Diferenciação Alergias alimentares - Intolerância alimentar 3. Medidas de prevenção 4. Formas de atuação

Anexo(s)

AFCD 403

Formador

Paula Cristina da Cruz Castelhano

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 22-10-2025
Fim: 22-10-2025
Acreditação: CFAEBM-122526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Atrium Raul Almeida, Mira

INSCREVER-ME