625

PADDE - Capacitação digital docente do concelho de Cantanhede turma Módulo B

Apresentação

Inserida no PADDE, esta proposta concelhia de formação docente para capacitação digital é composta por pequenos módulos que permitem aos formandos escolher o seu percurso, tendo de cumprir um mínimo de três e um máximo de seis horas de formação. Alinhando-se com o quadro DigCompEdu, projetos (Escolas a Ler Mais e Melhor) e recursos (Moodle, Teams, GIAE…) existentes nos agrupamentos, pretende-se contribuir para a consolidação de competências digitais pedagógicas (planificação, avaliação, feedback, recursos abertos) e a dimensão organizacional do digital (colaboração, liderança, gestão de dados e segurança), indispensáveis à melhoria sustentável das escolas. Os módulos F, G e H aprofundam o uso pedagógico da IA em contexto educativo — exploração de ferramentas, desenho de tarefas autênticas, apoio à diferenciação e UDL, literacia dos média e da informação — integrando princípios de ética, privacidade e transparência. A estrutura modular permite responder a necessidades emergentes, promover práticas baseadas em evidência e consolidar comunidades de aprendizagem, assegurando consistência entre sala de aula, biblioteca e liderança intermédia, e contribuindo para uma cultura de inovação centrada nos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Organizar conteúdos e atividades em ambientes de aprendizagem online. - Comunicar e colaborar em plataformas digitais de trabalho escolar. - Gerir informação escolar através de sistemas digitais de apoio à gestão. - Criar materiais pedagógicos digitais acessíveis e adaptados às necessidades dos alunos. - Explorar recursos digitais que promovam a leitura e a literacia em diferentes suportes. - Aplicar ferramentas de IA para apoiar a planificação e a diferenciação pedagógica. - Elaborar instrumentos digitais de avaliação e feedback em ambientes online. - Partilhar e gerir informação de forma segura em plataformas colaborativas digitais.

Conteúdos

Módulo A (2h00) | Moodle: Configuração da disciplina e dos utilizadores | Inserção de recursos e atividades. (AELdF, Artur Freitas). Módulo B (2h00) | Moodle: ferramentas para a avaliação. (AELdF, Artur Freitas). Módulo C (2h00) | Microsoft 365 - email institucional, comunicação professores-alunos; equipas, videoconferência; GIAE online (sumários, DT, turmas e avaliação). (AEMM, Pedro Almeida). Observação: sessão destinada exclusivamente aos docentes colocados pela primeira vez no AEMM, no ano letivo 2025/26. Módulo D (1h30) | Escolas a Ler Mais e Melhor - Leitura Orientada em Sala de Aula para o 1.º ciclo (docentes do 1.º ciclo de todos os AE de Cantanhede, Isabel Bernardo, João Paulo Martins, Rui Abreu e Céu Gomes). Módulo E (1h30) | Recursos do Aprendiz de Investigador. Referências e citações bibliográficas (todos os AE, Isabel Bernardo, João Paulo Martins e Rui Abreu). Módulo F (1h30) | Modelos de linguagem: diversidade e funcionalidades. Privacidade, soberania, lisonja, preconceito e desinformação. Mecanismos para mitigar efeitos adversos no ChatGPT, no Gemini e no IA Studio (AELdF, Isabel Bernardo; AEGM, João Paulo Martins; AEMM, Rui Abreu). Módulo G (1h30) | Utilização de modelos de linguagem na produção de recursos para o ensino e a aprendizagem. Modelos de linguagem especializados. Recursos online (AELdF, Isabel Bernardo; AEGM, João Paulo Martins; AEMM, Rui Abreu). Módulo H (1h30) | Utilização de modelos de linguagem com os alunos (AELdF, Isabel Bernardo; AEGM, João Paulo Martins; AEMM, Rui Abreu).

Metodologias

Módulos A e B - presencial Módulo C – Presencial Módulo D e E – plataforma Zoom Módulos F, G e H – plataforma Zoom (AELdF) e Teams (AEMM)

Anexo(s)

AFCD 404

Observações

Inscrições em https://forms.gle/2xWNHjsRbvKgb7yy7

Formador

Artur Jorge Monteiro de Freitas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
Início: 08-10-2025
Fim: 08-10-2025
Acreditação: CFAEBM-132526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas Lima-de-faria, Cantanhede